Monday 21 September 2009

-Evitar misturar no mesmo cocktail Whisky com Cognac ou Vodka com Rum, etc.

-Quando quizer inventar bebidas não esqueça que não deve misturar um gin com um whisky, por exemplo, tecnicamente é errado. Da combinação de um brandy, um whisky, uma vodka ou um gin com um ou dois licores, sumos de frutas e xaropes (grenadine, groselha, framboesa, etc.) podem resultar bons cocktails, desde que não exagere nas proporções.


-Há limites, o gosto pode ser bom, mas é muito difícil de assimilar.

-No decurso de um aperitivo prolongado, evitar beber cocktails de base variada.

-Por exemplo, não beber um cocktail de Gin, depois um à base de Brandy e outro à base de Champanhe (o resultado pode ser uma refeição estragada).

-Normalmente um bom cocktail não tem mais do que três elementos: um espírito como base, um licor (no máximo dois) para aromatizar e um sumo de fruta ou natas. Também se utilizam xaropes para colorir e adoçar ligeiramente.

-Os sumos de fruta a utilizar devem ser naturais. Caso não seja possível usarem-se sumos naturais, dever-se-à ter cuidado de escolher as marcas que tenham controlo de qualidade.

-Mantenha o equipamento em condições de higiene, um copo sujo e uma decoração pobre ou murcha não é de maneira nenhuma um atractivo.

-Use ingredientes de boa qualidade, o aroma da maioria dos cocktails é muito delicado. Produtos de fraca qualidade podem alterar-lhe o gosto! A fruta para decoração deve ser sempre da melhor qualidade.

-A maioria dos cocktails devem ser servidos em copos bem frios.

-O tamanho e cor das decorações devem ser o complemento do estilo de bebida que você criou ou confeccionou. Nunca exagerar em relação ao tamanho do copo usado.

-Prepare rodelas de laranja, limão, etc., com antecedência e mantenha-as no frigorífico.

-Nunca encha demias um copo, pois ao transportar fica sujeito a derramar para além da apresentação não ser famosa.

-Em cocktails cuja receita tenha refrigerantes ou águas gaseificadas nunca se deve bater em conjunto no shaker ou blender. As águas gaseificadas são para adicionar no fim.

-O cocktail depois de estar preparado deve ser imediatamente servido.